Falta de cuidado com a saúde bucal pode gerar até problemas cardíacos

Sem dúvidas hoje em dia a estética é o principal motivo que levam milhares de pessoas aos consultórios e clínicas odontológicas de todo o país. Apesar do fator estético ser de extrema importância, a saúde bucal vai muito além do que se vê no espelho, pois os principais inimigos da boca saudável são invisíveis aos olhos. Pesquisam comprovam que há relação entre a boca e doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, entre outros. Um dos principais exemplos é a endocardite bacteriana, que é uma infecção que se instala na parede interna do coração. Esse problema é causado por uma bactéria, que pode ser proveniente da falta de cuidados com a saúde bucal. Mas não há motivos para se preocupar, pois é fácil de previnir problemas como esse. Basta seguir três dicas simples:

1 - Cuidados com a higiene bucal:
Escovar os dentes pelo menos 3 vezes por dia, usar fio dental diariamente e trocar a escova de dentes a cada 3 meses. É muito importante escovar a língua, as bactérias que se encontram na cavidade bucal instalam-se não somente nos dentes, mas também na língua.

2 - Tenha uma alimentação saudável:
Prefira alimentos rico em fibras, grãos, legumes e verduras. Evite alimento açucarados, pois com o açúcar estamos alimentando as bactérias presentes na boca, principalmente as causadoras da cárie.

3 - Visite seu dentista a cada 6 meses:
Muitos problemas de saúde bucal iniciam de forma lenta e gradual, e um profissional qualificado pode diagnosticar esses problemas ainda no início, resolvendo de forma simples, rápida e , principalmente, mais barata. Quanto mais tempo passa para o diagnóstico, mais complexo fica o tratamento, consequentemente maiores os valores para o tratamento. Este é um típico caso do dito popular "melhor prevenir do que remediar”.

Texto originalmente publicado na coluna que o Dr. Leandro Gianichini escreve quinzenalmente para o jornal Diário Catarinense.

É fácil e rápido.
Escolha o melhor dia e horário para a consulta.

Marcar